quarta-feira, 23 de março de 2011

JORNADA PREVENTIVA DA CUFA RS É SUCESSO

       Desde segunda feira dia 21 a CUFA RS tem reunido crianças e jovens no Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina na Zona Central de Porto Alegre onde estão sendo realizadas oficinas e outras atividades com foco na prevenção ao uso de drogas, dentro do projeto Jornada Preventiva.

       A proposta surgiu durante a segunda fase da campanha Crack Nem Pensar em 2010, desenvolvida pelo Grupo RBS no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O projeto da CUFA RS foi selecionado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho que proporcionou, através do Portal Social, que diversas entidades arrecadassem recursos para desenvolver suas ações e projetos de prevenção ao uso de drogas, em especial o crack.

      Na Jornada Preventiva a CUFA RS também pretende chamar atenção para o Projeto Antídoto, a ser realizado no mesmo local, que vem sendo planejado junto com os parceiros Clube Internacional e Prefeitura de Porto Alegre. Em 2010, a CUFA RS conquistou o direito de construir naquele espaço um centro sócio - esportivo e cultural que atenderá toda a comunidade com uma séries e atividades.

Manoel Soares num bate papo com os jovens


Crianças e adolescentees assistem video de Mv Bill e Manoel Soares


Apresentação da Banda Hiroshima


Roda de Capoeira no Viaduto Dona Leopoldina


     No próximo dia 25/03, com o apoio da Câmara de Vereadores  de Rio Grande, na pessoa de seu Presidente Vereador Renatinho e com o apoio do Deputado Alexandre Lindenmeyer, a CUFA Rio Grande estará em Porto Alegre fazendo parte desta Jornada Preventiva ao uso de droga, promovida pela CUFA RS, com um grupo de 40 crianças e adolescentes.
   Agradecemos também nesta oportuniade aos vereadores Spotorno e Giovane que já deram seu apoio e aguardamos que outros vereadores no dia de hoje façam o mesmo já que todos se manifestaram simpáticos a iniciativa e as ações da CUFA em nosso município.


       Outras pessoas que quiserem colaborar com nossas ações na prevenção ao uso de drogas e demais projetos  favor entrar em contato pelo email cufa.rg@gmail.com ou pelo telefone 91031253.
Cufa Rio Grande

leia mais:
                
   Um viaduto para combater as drogas

            
                                                                                                                 Comunicação Portal Social




     Viadutos são, com frequência, associados a problemas urbanos como drogadição, prostituição e mendicância. Ao menos até sexta-feira, o viaduto Imperatriz Dona Leopoldina – que une dois pontos da Avenida João Pessoa, passando sobre a Avenida Loureiro da Silva, em Porto Alegre – é um local para reflexões, prevenção ao consumo de entorpecentes e atividades culturais e esportivas.


        A Jornada Preventiva, série de atividades promovidas pela Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (Cufa), reúne crianças e adolescentes de escolas da Região Metropolitana, bem como turmas das Cufas de municípios do Interior para troca de experiências em oficinas e apresentações de teatro, música e dança.


      O projeto faz parte da Campanha Crack Nem Pensar e captou recursos aqui no Portal Social. Por meio das doações realizadas no site, o projeto arrecadou o valor necessário para desenvolver as atividades da Jornada Preventiva e, desta forma, contribui para manter crianças e adolescente longe das drogas.


     Conforme a coordenadora institucional da Cufa-RS, a baiana Ivonete Pereira, a intenção da entidade é tornar o local um espaço de cultura, com ações regulares. O viaduto funcionaria como um ponto de partida para as intervenções que já são feitas em comunidades.


      “Normalmente, nossas ações são pontuais e acabam atingindo os participantes. Com esse espaço, atrairíamos pessoas para cá, que levariam as atividades para suas comunidades”, planeja Ivonete.


       Para a vida do monitor de capoeira do Centro Brasileiro da Arte Capoeira Gilmar Dias, o esporte que leciona foi muito importante:


      “Com a capoeira, conheci minha mulher, viajei pelo Brasil e hoje trabalho com ela. Espero que seja para essas crianças tudo o que foi para mim”.


       Ideia é transformar local


       A Cufa tem autorização da prefeitura para usar o local e prepara um projeto para remodelar o Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina, com a construção de quadras poliesportivas, salas de aulas e auditório para treinamentos.


          Ontem, crianças e adolescentes que foram ao local participaram de oficinas de judô, basquete de rua, capoeira e artesanato e assistiram à apresentação da banda mirim da escola de samba Império Serrano, de Guaíba. O mestre de bateria e instrutor Adriano Centeno diz que as aulas para crianças começaram há mais de 40 anos.


         “Com os ensaios, tira-se crianças da rua por duas ou três horas”, comemora Centeno.




Fonte: Zero Hora

0 Comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial