quarta-feira, 9 de março de 2011

CUFA RG PARTICIPA DO II ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DO FUNDO DE APOIO À CULTURA

      No úlltimo dia 2 de março, Neusa Borges, integrante da CUFA Rio Grande, participou no Sobrado  dos Azulejos ocorreu em nossa cidade.
       Neusa achou muito produtivo o encontro eja arregaçou as mangas para elaborar uma proposta a ser encaminhada solicitando apoio a projetos culturais para a base do Rio Grande.
        Reproduzimos a seguir a reportagem do site da Prefeitura Municipal

PRODUTORES CULTURAIS PARTICIPARAM DO II ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DO FUNDO DE APOIO À CULTURA


      A Supervisão Cultural da SMEC realizou na tarde desta quarta-feira, 02, no Sobrado dos Azulejos, um encontro com a Secretaria Estadual da Cultura. Na oportunidade, produtores culturais do Rio Grande e de outras cidades da região tiveram a oportunidade de conhecer o Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), e saber como se capacitar para concorrer com os seus projetos.

       Participaram do evento o secretário de Educação e Cultura, Claudio Omar Nunes, representando o prefeito municipal Fábio Branco, o supervisor cultural da SMEC, Luis Henrique Drevnovicz, a diretora de Economia da Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Denise Viana, o gestor executivo do Pró-Cultura Rafael Balle, a assessora de projetos da Supervisão Cultural da SMEC e a coordenadora do evento, Flávia Altmayer. Também estiveram presentes ao encontro a equipe técnica da SMEC além de produtores culturais do Rio Grande, Pelotas, Capivari do Sul (RS) , Palmares do Sul (RS) e Florianópólis (SC).

       O encontro de capacitação serviu para apresentar aos produtores culturais o edital do Fundo, que está recebendo até o dia 14 de março a inscrição de projetos com valores de até R$ 30 mil. Sendo assim, os projetos escolhidos no processo de seleção serão financiados pelo FAC, não havendo necessidade de captação de recursos.

       Em seu pronunciamento o supervisor cultural, Luis Henrique Drevnovicz, destacou a importância do encontro. "Ás vezes existe o recurso mas falta organização ou bons projetos que estejam qualificados para participar de um processo de seleção como este. Por isso tivemos a iniciativa de procurar a Secretaria de Cultura, para que todos os interessados aproveitem esta oportunidade para se informar e se adequar às exigências do edital", declarou o supervisor. Na sequência, Drevnovicz anunciou que ainda para 2011 está prevista a instalação de uma Sala de Projetos, que terá a função de prestar informação e orientação aos produtores culturais.

    Em seu pronunciamento, a diretora de Economia da Cultura, Denise Viana, falou sobre a regulamentação, em dezembro último, do Pró-Cultura, lei que rege o financiamento aos projetos culturais no RS. Ainda, segundo a diretora, este primeiro edital do Fundo de Apoio à Cultura selecionará 30 projetos vindos da sociedade civil, de até R$ 30 mil reais cada. "O nosso grande objetivo é capacitar, profissionalizar os espaços de ação dos grupos culturais, companhias e produtores", falou ela.
        Na sequência, houve a palestra do gestor executivo do Pró-Cultura e coordenador do parecer técnico da Secretaria de Estado da Cultura, Rafael Balle, que falou sobre o tema "Fundo de Apoioà Cultura- FAC/RS".

Fonte: http://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/index.php/noticias/detalhes+801d3,,produtores-culturais-participaram-do-ii-encontro-de-capacitacao-do-fundo-de-apoio-a-cultura.html

0 Comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial