quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PRÊMIO ANU DA CUFA ENTRA NA 3ª FASE DE VOTAÇÕES

     Projeto Orfolinho BBPO de Porto Alegre foi eleito
o Melhor Projeto Social do RS em 2010

     Em 2010, a CUFA criou o PRÊMIO ANU para chamar a atenção da sociedade para os projetos socioculturais que impactaram positivamente as comunidades populares. O Prêmio vem para valorizar e reconhecer publicamente essas iniciativas que geram bem comum para a população, auto-estima das comunidades, trabalho, renda, qualidade de vida e equilíbrio social.
     A primeira etapa do prêmio aconteceu em outubro, quando 100 jurados de cada Estado indicaram dez iniciativas. Os cinco projetos mais votados passaram para a segunda etapa que elegeu o melhor projeto de cada Estado. Agora, a votação está aberta para a escolha do melhor projeto do Brasil.
     No Rio Grande do Sul, o vencedor do Estado foi o Projeto Orfolinho BBPO, desenvolvido no Centro Comunitário da Vila Orfanatrófio I, ou CENCOR I, fundado em 1980. O projeto tem como objetivo oferecer curso de panificação e confeitaria, onde os aspectos produtivos não prevalecem sob o educativo. Pensando nisso abriram espaço para a sustentabilidade em suas atividades, onde o desperdício de bananas na instituição foi transformado em produto chamado "Orfolinho BBPO". O bolo de banana da padaria da orfanatrófio, que é feito com casca de banana é comercializado gerando renda aos integrantes do mesmo.

      Acesse o site  http://www.premioanu.com.br/ e ajude a escolher o melhor projeto do Brasil.
      O Projeto escolhido como revelação do ano irá receber no dia 7 de Fevereiro, no Teatro Municipal da cidade do Rio de Janeiro-RJ, o troféu “Anu Preto” juntamente com os vencedores de cada estado, esses receberão o troféu “Anu de Ouro”.

Jovem produzindo bolinhos de banana

Jovens exibindo a produção dos bolinhos de banana e outras delícias

       Para saber como o projeto recebeu essa notícia, conversamos com Silvano Scheffer, Coordenador Pedagógico do CENCOR I:

CUFA RS - Como ficou sabendo do Prêmio Anú?
Silvano Scheffer - Na verdade ficamos sabendo a respeito do Prêmio Anú através de contato feito pela CUFA informando que o projeto tinha sido indicado para participar do mesmo.

CUFA RS- O que acha dessa iniciativa de premiar projetos que estejam ligados diretamente às comunidades vulneráveis?

Silvano Scheffer - A Cufa está de parabéns em promover este prêmio. existem poucas iniciativas que fazem este tipo de trabalho que é tão importante para motivar as pessoas e entidades que dedicam-se a desenvolver projetos nestes locais.

CUFA RS - Como foi para os jovens beneficiários, receber a notícia do Prêmio?

Silvano Scheffer - Os jovens ficaram felizes em saber que o seu trabalho estava participando desta premiação, a surpresa foi maior ainda quando fomos escolhidos como melhor iniciativa do estado do RS.
Estes jovens foram muito importantes para a divulgação da participação no prêmio, e esta conquista é fruto do que plantaram. Os mesmos estão de parabéns.

CUFA RS - Como foi para a equipe do projeto receber a notícia?

Silvano Scheffer - Foi uma surpresa receber esta notícia, pois todos os projetos selecionados para a etapa estadual são ótimos trabalhos, e estão de parabéns por este envolvimento com as comunidades.

CUFA RS - O que essa conquista pode trazer de bom para o projeto?

Silvano Scheffer - Em primeiro lugar fica a realização de ser reconhecido como melhor iniciativa do estado. A motivação entre os beneficiários do projeto dobrou, bem como suas espectativas sobre o mesmo. Acreditamos que com essa premiação o projeto terá uma maior visibilidade possibilitando ampliar nossos atendimentos e também o grupo de apoiadores.

CUFA RS - Como está a expectativa para a votação nacional?

Silvano Scheffer - Estamos fazendo uma grande divulgação em relação a premiação do dia 07 de fevereiro no Theatro Municipal.
Acreditamos que nosso projeto é um forte concorrente a premiação nesta etapa final, pois nosso trabalho é feito de forma transparente possibilitando a visibilidade de seu desenvolvimento e veracidade.

     O Projeto Orfolinho BBPO, está entre os indicados a receber o Prêmio Anú de melhor iniciativa do Brasil. A votação é pelo site http://www.premioanu.com.br/ e será encerrada 05 (cinco) horas antes do início da entrega da premiação no dia 07 de fevereiro de 2011, no Teatro Municipal no Rio de Janeiro.

     Participe e contribua para o fortalecimento das ações e projetos sociais de todo o país.

Por que Anu?


Anu-preto (imagem ilustrativa)
"O anu é pássaro preto
Pássaro do bico rombudo
Foi praga que Deus deixou
Todo negro ser beiçudo”
(Augusto Meyer, 1959)

        Anu-Preto é um pássaro presente em todo o Brasil, encontrado em pastagens, campos, jardins, entre outras áreas abertas. Durante o período colonial, os portugueses e espanhóis usavam este nome para insultar os escravos e as pessoas de pele muito negra. O tempo foi se tornando aliado do preconceito contra esse pássaro - bem como contra os negros - fazendo com que a ave fosse culturalmente odiada pela população. A ave se transformou oficialmente no símbolo do agouro.


      A CUFA, mantendo a sua posição de quebrar os paradigmas, sobretudo os aplicados contra a população já estigmatizada, escolheu o Anu como o seu maior símbolo, a fim de fortalecer a cultura negra.

       Sendo símbolo maior do Prêmio da CUFA, o pássaro Anu-preto que é discriminado é rejeitado histórica e popularmente, demostra sua força e superação. Temos acima alguns versos de uma cantiga popular que trazem essas marcas.

      Mas o Anu é um pássaro altivo que sempre está de cabeça erguida e não se intimida facilmente, assim, simbolicamente ele é sinal de luta e superação.

     Esse é um dos principais motivos para ele dar nome a um prêmio, que está apresentando,divulgando e valorizando ações e iniciativas realizadas por projetos nas Favelas e Periferias do nosso imenso Brasil. Lugares que para alguns é reduto da criminalidade, mas que estão tendo suas realidades mudadas por instituições que acreditam no ser humano

0 Comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial