sexta-feira, 17 de setembro de 2010

VAMOS PRESTIGIAR!!


       Diego Pereira, conhecido como Graduado Pipoca, é um dos colaboradores da CUFA- Rio Grande.

      Diego também coordena um projeto social denominado Menino Mandingueiro onde desenvolve  gratuitamente aulas de capoeira para  cerca de 20 crianças na Associação do Bairro Getulio Vargas.
      O movimento da Capoeira representa 500 anos de tradição, um verdadeira patrimônio cultural negro, instrumento de um povo que lutou pelo principal valor da humanidade: a liberdade.
        As origens da capoeira estão ligadas a formação da nação brasileira. O batuque, a reza e o canto eram os meios encontrados para aliviar a asfixia da escravidão. No som dos atabaques continuava vivo o culto aos orixás e danças de onde nasceu a capoeira. A forma de resistência aos opressores era por meio da prática da arte, transmissão de cultura e melhora da auto-estima do escravo.
        A capoeira é essa mistura de luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira. É uma valiosa contribuição para a  nossa identidade cultural; é parte de nossa história e lembrança das lutas que marcaram o povo brasileiro. É uma das mais significativas contribuições dos africanos, negros, escravos e seus descendentes para a formação da nossa identidade.

     Assim, através desse projeto social Diego Pereira  está não só desviando estas crianças do caminho da violência e das drogas, através de uma prática saudável, como também está permitindo a este grupo o acesso à cultura afro que tanto nos orgulha.

0 Comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial